Bons projetos de arquitetura comercial são cuidadosamente planejados para ir além da compra e venda de produtos.
Eles têm foco na experiência do cliente e na valorização do produto, por meio da utilização de recursos da Arquitetura.
Como por exemplo, expositores, cores, iluminação, texturas, decoração, são pensados para causar diferentes tipos de impressão no público.
Continue a leitura para conhecer projetos realizados pela Pulse Arquitetura e o que não pode faltar na arquitetura para varejo.
Importância da arquitetura no varejo
Entender o público que frequenta o espaço, saber os seus gostos e interesses é o ponto de partida para a escolha do estilo de design a ser explorado.
O objetivo é tornar o espaço mais atrativo e único, para manter o comprador no local por mais tempo.
O mais importante é criar uma conexão direta do ponto de venda com o seu público-alvo, comunicando corretamente e claramente o que você vende e para quem vende.
Dessa maneira, um bom projeto comercial pode impulsionar as vendas e gerar uma experiência para o consumidor criando um elo emocional.
A forma de expor o produto, seja por meio de expositores com iluminação direcionada ou em araras.
Essa forma de apresentação o torna vendável ou não.
“É na loja, diante ou dentro dela, que o consumidor se encanta com o produto, passa pela experiência da compra e se torna fiel a uma marca.” Fonte: Sebrae Nacional – 18/11/2015
Projetos de lojas comerciais
Um projeto de arquitetura comercial moderna pode influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor e ajudar a vender mais.
“O principal objetivo do projeto de uma loja é apresentar os produtos da melhor maneira possível através de uma combinação de ambiência, funcionalidade e design de interiores convidativo.”
FONTE: Livro Visual Merchandising – Tony Morgan.
Com uma concorrência cada vez maior e uma grande variedade de opções para consumir, é um grande ser atrativo.
É preciso ir além de chamar a atenção de seus clientes de forma eficaz e assertiva.
Existem vários fatores que podem influenciar na decisão de compra do consumidor em um estabelecimento. Entre eles estão:
- Tipo e variedade de produtos oferecidos
- Atendimento de qualidade e humanizado
- Design do ambiente deve comunicar os valores da marca
A seguir, confira dois projetos de interiores comerciais realizados pela Pulse Arquitetura.
Projetos de arquitetura comercial: case Tanti Ótica
A Tanti Ótica, localizada no Shopping Bento, possuía características de uma ótica convencional. Por isso, recebeu atenção especial em seu projeto, a começar pelo layout.
A proposta da Pulse, para inovar e gerar identificação com o público da loja foi a criação de uma ótica self service, para autoatendimento.
Além dos consumidores terem acesso ao produto, podendo escolher o quê e quando experimentar, o layout favoreceu a trilha dentro da loja.
Quem vai à Tanti é guiado inconscientemente a observar todos os produtos.
Passando por solares, armações e relógios, chegando até a parte de joalheria, que precisa de atenção especial.
As bancadas favorecem o contato entre vendedor e consumidor, excluindo o atendimento frio, feito detrás de um balcão.
Ainda há uma mesa central, onde o cliente pode escolher de qual lado deseja que o atendimento seja feito.
A reforma também ampliou a entrada da loja, chamando ainda mais a atenção das pessoas que passeiam pelo shopping.
Para que a entrada ficasse maior foi necessário perder uma vitrine, isso foi compensado com a colocação de um totem.
O tom que predomina na identidade da Tanti é o laranja, que foi usado apenas em detalhes, para criar um ambiente cool e ao mesmo tempo clean.
Os painéis retroiluminados também foram escolhidos por terem a facilidade de receber novas lonas, a depender da campanha.
Quem visita a Tanti nota que a loja alcançou exatamente este resultado, tudo isso em um ambiente arrojado e dinâmico.
Com uma identidade mais jovem, vibrante e amigável.
Através de um projeto certeiro em atingir o que a Tanti precisava, a Pulse conseguiu entregar o que foi pedido, dentro do prazo e com qualidade inquestionável.
Fasolo
O projeto arquitetônico comercial realizado para a Fasolo, uma empresa de couros, foi criada uma atmosfera que comunicasse a essência da marca: o rústico e o moderno.
Para a primeira loja conceito da marca, a Pulse optou pela utilização do container como uma estrutura pré-fabricada. Uma peça fundamental para a composição do estilo proposto: industrial.
O ambiente foi pensado para proporcionar uma experiência inspiradora ao consumidor, que cada vez mais busca autenticidade, conforto, praticidade e interatividade durante a compra.
O principal desafio da arquitetura comercial foi entender e se comunicar corretamente com o público-alvo.
Para isso, foi necessário criar uma identidade da marca e promover a permanência do público por maior tempo no PDV, ponto de venda.
Com espaço de 35m², o layout é composto e setorizado conforme as marcas que a Fasolo apresenta.
A setorização e organização é ponto principal em uma loja. Com isso, conduzimos o cliente e proporcionamos uma melhor visualização dos produtos oferecidos.
O layout por ser versátil, poderá sofrer modificações sem que a loja precise se modificar por completo.
Trabalhamos com espaços de destaque para produtos em lançamento, e uma parte de outlet para as compras rápidas próximos do caixa.
O maior desafio neste projeto foi destacar a marca levando em conta a sua importância e história. Além de buscar a valorização dos produtos por sua qualidade.
Arquitetura para comércio: itens de atenção
A arquitetura de interiores comercial utiliza técnicas de visual merchandising, que trabalham 05 pontos principais importantes dentro do ponto de venda.
Confira, a seguir, os itens de atenção que são essenciais para o design de interiores lojas comerciais.
Fachada
É a primeira impressão que fica, não é mesmo? Por isso, a fachada é o primeiro fator a ser observado pelo potencial cliente.
Dessa maneira, deve ser pensada de forma a proporcionar um impacto positivo, muito além de chamar atenção.
Deve convidar o cliente a entrar e conferir o interior da loja. Isso não significa que o maior e mais chamativo terá maior destaque.
A fachada deve refletir e trazer os conceitos da marca.
Vitrine
O principal objetivo da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos que a loja vende e convidá-lo a entrar.
Faz a interface entre produto x loja x possível consumidor. Se ela for atrativa e inusitada será notada facilmente.
Trabalhar temas da coleção lançada para a estação pode ser uma boa alternativa.
Layout: criar percursos para guiar o cliente
Para usufruir do espaço de forma inteligente é importante considerar o espaço físico, de forma a analisar a circulação dos clientes.
Uma dica é posicionar os produtos de forma estratégica e os pontos focais ou quentes que são os locais mais valorizados do espaço e merecem um destaque especial.
Não posicionar o caixa e os provadores em zonas valorizadas é uma boa estratégia, deixe estes locais para os produtos.
Lembre-se que um bom layout traz valor a sua venda.
Expositores e mostruários
A forma que o produto está exposto deve ser de fácil visibilidade e acesso do consumidor.
É importante que os produtos estejam setorizados ou agrupados de acordo com o tipo e finalidade e ao público que se destinam.
Dar destaque para essa setorização é uma boa alternativa.
Uma boa organização visual pode agregar valor aos produtos e tornar a escolha mais ágil.
Iluminação
Um dos aspectos mais importantes do ponto de venda é a iluminação adequada.
Os projetos de salas comerciais costumam iniciar por essa etapa, pois ela é capaz de realçar os produtos e a loja, contribuindo para a valorização do produto.
Ela deve ser pensada de acordo com o objetivo do negócio e o público-alvo.
Isso irá determinar se será aplicada uma iluminação difusa ou pontual, além da cor das lâmpadas: branca, neutra ou amarela.
Ao fazer alterações de layout ou de vitrine a iluminação deve ser sempre ajustada.
Estas técnicas permitem uma visibilidade maior para os produtos certos.
O ponto de venda se transforma em um negócio de sucesso e tornará a experiência de compra única e exclusiva.
Vantagens de trabalhar com um escritório de arquitetura comercial
Se uma determinada empresa precisa reorganizar seu espaço de trabalho, ou se o lojista necessita mudar a sua exposição de produtos focado no seu público-alvo.
Tudo isso será apontado e solucionado pelo arquiteto especializado.
Por isso, investir na contratação de um escritório focado em arquitetura comercial para realizar mudanças no negócio é uma decisão assertiva.
Os arquitetos comerciais estão mais preparados para projetarem melhores soluções aos negócios, e gerar maior resultado.
A arquitetura comercial, portanto, é uma estratégia, que ajuda empresas a se fortalecerem perante o mercado e a construírem seu nome frente aos clientes.
Seja qual for o intuito em mudar a arquitetura do negócio, opte sempre por escritórios de arquitetura comercial, especializados nesse nicho.
A Pulse é um escritório de arquitetura comercial com foco em projetos personalizados que potencializam a sua marca.
Conheça nosso portfólio de projetos e entre em contato com a nossa equipe para marcar uma conversa!