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Projetos de arquitetura comercial: nossa grande especialidade

projetos de arquitetura comercial

Bons projetos de arquitetura comercial são cuidadosamente planejados para ir além da compra e venda de produtos. 

Eles têm foco na experiência do cliente e na valorização do produto, por meio da utilização de recursos da Arquitetura.  

Como por exemplo, expositores, cores, iluminação, texturas, decoração, são pensados para causar diferentes tipos de impressão no público. 

Continue a leitura para conhecer projetos realizados pela Pulse Arquitetura e o que não pode faltar na arquitetura para varejo. 

Importância da arquitetura no varejo

Entender o público que frequenta o espaço, saber os seus gostos e interesses é o ponto de partida para a escolha do estilo de design a ser explorado. 

O objetivo é tornar o espaço mais atrativo e único, para manter o comprador no local por mais tempo. 

O mais importante é criar uma conexão direta do ponto de venda com o seu público-alvo, comunicando corretamente e claramente o que você vende e para quem vende.  

Dessa maneira, um bom projeto comercial pode impulsionar as vendas e gerar uma experiência para o consumidor criando um elo emocional. 

A forma de expor o produto, seja por meio de expositores com iluminação direcionada ou em araras.

Essa forma de apresentação o torna vendável ou não. 

“É na loja, diante ou dentro dela, que o consumidor se encanta com o produto, passa pela experiência da compra e se torna fiel a uma marca.”  Fonte: Sebrae Nacional – 18/11/2015

Projetos de lojas comerciais

Um projeto de arquitetura comercial moderna pode influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor e ajudar a vender mais.

“O principal objetivo do projeto de uma loja é apresentar os produtos da melhor maneira possível através de uma combinação de ambiência, funcionalidade e design de interiores convidativo.”
FONTE: Livro Visual Merchandising – Tony Morgan.  

Com uma concorrência cada vez maior e uma grande variedade de opções para consumir, é um grande ser atrativo. 

É preciso ir além de chamar a atenção de seus clientes de forma eficaz e assertiva.  

Existem vários fatores que podem influenciar na decisão de compra do consumidor em um estabelecimento. Entre eles estão: 

  • Tipo e variedade de produtos oferecidos 
  • Atendimento de qualidade e humanizado  
  • Design do ambiente deve comunicar os valores da marca 

A seguir, confira dois projetos de interiores comerciais realizados pela Pulse Arquitetura.  

Projetos de arquitetura comercial: case Tanti Ótica

A Tanti Ótica, localizada no Shopping Bento, possuía características de uma ótica convencional. Por isso, recebeu atenção especial em seu projeto, a começar pelo layout.  

A proposta da Pulse, para inovar e gerar identificação com o público da loja foi a criação de uma ótica self service, para autoatendimento.  

Além dos consumidores terem acesso ao produto, podendo escolher o quê e quando experimentar, o layout favoreceu a trilha dentro da loja.   

Quem vai à Tanti é guiado inconscientemente a observar todos os produtos.

Passando por solares, armações e relógios, chegando até a parte de joalheria, que precisa de atenção especial.  

As bancadas favorecem o contato entre vendedor e consumidor, excluindo o atendimento frio, feito detrás de um balcão.  

Ainda há uma mesa central, onde o cliente pode escolher de qual lado deseja que o atendimento seja feito.   

Loja de óculos, com uma parede cheia de itens, mesa ao centro e cadeiras a frente. Exemplo de projetos de arquitetura comercial
Exemplo de projetos de arquitetura comercial com uma sala que contém espelhos, mesas e cadeiras para atendimento
projetos de arquitetura comercial realizado para a Tanti Optica

A reforma também ampliou a entrada da loja, chamando ainda mais a atenção das pessoas que passeiam pelo shopping.  

Para que a entrada ficasse maior foi necessário perder uma vitrine, isso foi compensado com a colocação de um totem.    

O tom que predomina na identidade da Tanti é o laranja, que foi usado apenas em detalhes, para criar um ambiente cool e ao mesmo tempo clean.  

Os painéis retroiluminados também foram escolhidos por terem a facilidade de receber novas lonas, a depender da campanha.  

Quem visita a Tanti nota que a loja alcançou exatamente este resultado, tudo isso em um ambiente arrojado e dinâmico.   

Com uma identidade mais jovem, vibrante e amigável.

Através de um projeto certeiro em atingir o que a Tanti precisava, a Pulse conseguiu entregar o que foi pedido, dentro do prazo e com qualidade inquestionável. 

Fasolo

O projeto arquitetônico comercial realizado para a Fasolo, uma empresa de couros, foi criada uma atmosfera que comunicasse a essência da marca: o rústico e o moderno.  

Para a primeira loja conceito da marca, a Pulse optou pela utilização do container como uma estrutura pré-fabricada. Uma peça fundamental para a composição do estilo proposto: industrial.  

O ambiente foi pensado para proporcionar uma experiência inspiradora ao consumidor, que cada vez mais busca autenticidade, conforto, praticidade e interatividade durante a compra.  

O principal desafio da arquitetura comercial foi entender e se comunicar corretamente com o público-alvo.   

Para isso, foi necessário criar uma identidade da marca e promover a permanência do público por maior tempo no PDV, ponto de venda.  

Com espaço de 35m², o layout é composto e setorizado conforme as marcas que a Fasolo apresenta.  

A setorização e organização é ponto principal em uma loja. Com isso, conduzimos o cliente e proporcionamos uma melhor visualização dos produtos oferecidos. 

O layout por ser versátil, poderá sofrer modificações sem que a loja precise se modificar por completo.   

Trabalhamos com espaços de destaque para produtos em lançamento, e uma parte de outlet para as compras rápidas próximos do caixa.  

O maior desafio neste projeto foi destacar a marca levando em conta a sua importância e história. Além de buscar a valorização dos produtos por sua qualidade. 

Arquitetura para comércio: itens de atenção

A arquitetura de interiores comercial utiliza técnicas de visual merchandising, que trabalham 05 pontos principais importantes dentro do ponto de venda.  

Confira, a seguir, os itens de atenção que são essenciais para o design de interiores lojas comerciais.

Fachada

É a primeira impressão que fica, não é mesmo? Por isso, a fachada é o primeiro fator a ser observado pelo potencial cliente.  

Dessa maneira, deve ser pensada de forma a proporcionar um impacto positivo, muito além de chamar atenção. 

Deve convidar o cliente a entrar e conferir o interior da loja. Isso não significa que o maior e mais chamativo terá maior destaque. 

A fachada deve refletir e trazer os conceitos da marca.  

Vitrine

O principal objetivo da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos que a loja vende e convidá-lo a entrar.  

Faz a interface entre produto x loja x possível consumidor. Se ela for atrativa e inusitada será notada facilmente.  

Trabalhar temas da coleção lançada para a estação pode ser uma boa alternativa. 

Layout: criar percursos para guiar o cliente

Para usufruir do espaço de forma inteligente é importante considerar o espaço físico, de forma a analisar a circulação dos clientes. 

Uma dica é posicionar os produtos de forma estratégica e os pontos focais ou quentes que são os locais mais valorizados do espaço e merecem um destaque especial.  

Não posicionar o caixa e os provadores em zonas valorizadas é uma boa estratégia, deixe estes locais para os produtos. 

Lembre-se que um bom layout traz valor a sua venda.

Expositores e mostruários

A forma que o produto está exposto deve ser de fácil visibilidade e acesso do consumidor.  

É importante que os produtos estejam setorizados ou agrupados de acordo com o tipo e finalidade e ao público que se destinam.

Dar destaque para essa setorização é uma boa alternativa.  

Uma boa organização visual pode agregar valor aos produtos e tornar a escolha mais ágil. 

Iluminação

Um dos aspectos mais importantes do ponto de venda é a iluminação adequada.  

Os projetos de salas comerciais costumam iniciar por essa etapa, pois ela é capaz de realçar os produtos e a loja, contribuindo para a valorização do produto.  

Ela deve ser pensada de acordo com o objetivo do negócio e o público-alvo.

Isso irá determinar se será aplicada uma iluminação difusa ou pontual, além da cor das lâmpadas: branca, neutra ou amarela.  

Ao fazer alterações de layout ou de vitrine a iluminação deve ser sempre ajustada. 

Estas técnicas permitem uma visibilidade maior para os produtos certos.  

O ponto de venda se transforma em um negócio de sucesso e tornará a experiência de compra única e exclusiva. 

Vantagens de trabalhar com um escritório de arquitetura comercial

Se uma determinada empresa precisa reorganizar seu espaço de trabalho, ou se o lojista necessita mudar a sua exposição de produtos focado no seu público-alvo.

Tudo isso será apontado e solucionado pelo arquiteto especializado. 

Por isso, investir na contratação de um escritório focado em arquitetura comercial para realizar mudanças no negócio é uma decisão assertiva.  

Os arquitetos comerciais estão mais preparados para projetarem melhores soluções aos negócios, e gerar maior resultado.  

A arquitetura comercial, portanto, é uma estratégia, que ajuda empresas a se fortalecerem perante o mercado e a construírem seu nome frente aos clientes. 

Seja qual for o intuito em mudar a arquitetura do negócio, opte sempre por escritórios de arquitetura comercial, especializados nesse nicho.  

A Pulse é um escritório de arquitetura comercial com foco em projetos personalizados que potencializam a sua marca.  

Conheça nosso portfólio de projetos e entre em contato com a nossa equipe para marcar uma conversa!  

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