Incorporar maneiras de dar funcionalidades e propósito aos locais, respeitando o meio ambiente, é uma tendência cada vez mais comum e que exige estratégias sustentáveis na arquitetura.
É uma postura estimulada e até mesmo exigida por ONGs que trabalham em prol de práticas limpas.
Além disso, muitos empreendedores buscam isso para os seus espaços e profissionais que atuam nesta área.
Por isso, os projetos de arquitetura devem contemplar soluções e estratégias sustentáveis aplicáveis no dia a dia daquele ambiente.
Confira no texto, algumas dicas e maneiras de criar espaços funcionais e com respeito ao planeta.
Projetos de arquitetura sustentável
Encontrar soluções sustentáveis na arquitetura é uma demanda crescente, mas também de grande estímulo. Afinal, se antes os impactos de algumas ações não eram considerados, hoje eles norteiam decisões.
De acordo com pesquisa realizada pelo Anamaco, a própria construção civil, há alguns anos, ao construir três casas, a quarta poderia ser construída apenas com os resíduos desperdiçados, que apontavam um montante de 33% de material.
Isso se dava pela falta de profissionais especializados e de materiais adequados.
O destino final desses resíduos especiais também não era controlado, tampouco havia iniciativas de reutilização.
Mas com a aproximação do tema sustentabilidade, alternativas como a própria produção de blocos de concreto com a utilização de entulhos ou a construção em tijolo ecológico, como material alternativo, passou a ser uma realidade.
E quando o assunto é consumo, as coisas funcionam de forma cíclica: ou as marcas e prestadores de serviço ou os próprios consumidores vão trazer a demanda e o outro lado escolhe entrar ou não nessa engrenagem.
Arquitetura verde ou sustentável: aplicação em projetos de varejo ou corporativos
Com a sustentabilidade estão entrelaçados o consumo de produtos de marcas sustentáveis, além de conceitos como reciclar, reutilizar, evitar o desperdício, respeitar o meio em que se vive, entre outros.
E nos projetos de arquitetura comercial, a sustentabilidade tem tanta importância quanto em projetos de arquitetura corporativa ou arquitetura residencial.
Assim, é de extrema importância que se apliquem conceitos de sustentabilidade em um projeto de arquitetura para estas áreas, por meio de medidas como as que serão elencadas a seguir, confira!
Saiba escolher os materiais
Para selecionar o material ideal, com vista na preservação, por exemplo, é importante conhecer tudo o que o mercado oferece.
Para assim, aproveitar as alternativas de materiais sustentáveis e matérias-primas certificadas, como, por exemplo, no caso do uso da madeira de demolição.
Valorizar matérias-primas locais na construção é de extrema importância, pois é forma de incluir a sustentabilidade no projeto de arquitetura e reduzir impactos negativos dentro dessa cadeia.
Atente-se aos recursos de iluminação
Quando o assunto é iluminação de ambientes, aproveitar ao máximo a luz natural é uma das principais estratégias que torna um projeto de arquitetura sustentável, além de, inclusive, mais agradável.
Assim, pensar a posição das portas e janelas para permitir a entrada da luz natural vai ajudar a diminuir a necessidade de iluminação artificial.
As luzes de LED também são alternativas mais assertivas para situações onde é necessária a iluminação artificial, já que são muito mais econômicas e, em ambientes comerciais, valorizam os produtos expostos.
Outras estratégias ainda podem ser incorporadas ao projeto arquitetônico, como claraboias, o revestimento parcial em vidro e uso de espelhos.
Ambientes bem ventilados
Assim como a iluminação, a ventilação natural é a melhor alternativa para os ambientes.
As aberturas de vãos bem posicionados são estratégias que facilitam a entrada do ar, diminuindo o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.
Sistema de captação de água
O reaproveitamento da água da chuva é um item que torna um projeto de arquitetura sustentável.
E um sistema de captação é uma alternativa para viabilizar esse reaproveitamento, seja para abastecer torneiras e banheiro ou mesmo na lavagem de carro, calçada (se houver) e irrigação das plantas.
Reutilize o que for possível
Nem tudo precisa ir parar no lixo.
Separar os materiais, tanto no período de obra ou reforma quanto no dia a dia, é uma maneira de rever o que se tem, do que se precisa e o que é possível fazer com isso.
Desta maneira, busque selecionar e propor espaços de separação dos recicláveis para dar um bom destino a eles, com vista em novos usos. Ou mesmo para destinação correta junto a cooperativas que cuidarão deste reaproveitamento.
Assim como em outras áreas, na arquitetura os projetos precisam atender às necessidades das pessoas.
E se essas necessidades caminham rumo a uma postura mais consciente, é dever apresentar trabalhos de cunho sustentável.
Projetos sustentáveis compactuam com a responsabilidade socioambiental, mesmo que inicialmente o investimento nele seja mais alto, devido ao retorno a médio prazo.
Da economia de energia para consumo até o maior reconhecimento da marca como pelos consumidores que enxergam a consciência de quem oferece esse tipo de serviço, gerando, inclusive, identificação.
Na Pulse Arquitetura, a escolha por projetos alternativos já é uma realidade e pode ser adaptada às necessidades de cada um, com muita criatividade e bom gosto.
Conheça os nossos projetos e inspire-se!