Pular para o conteúdo

Tendência ou essência? Motivos para desenvolver um escritório com estilo industrial

escritório com estilo industrial com cadeiras e mesas

Saiba como identificar as principais características do escritório com estilo industrial e aplique essa tendência no seu ambiente de trabalho.

A decoração em estilo industrial é uma tendência no mercado de arquitetura há alguns anos. Mas sem dúvidas, ela também deve refletir a essência da marca e os valores que o lugar quer transmitir.

Desta forma, o estilo que também vem sendo adotado em outros espaços, como restaurantes, bares, bistrôs, e nas próprias residências, é bastante autêntico.

Neste sentido, o texto vai trazer algumas características do estilo industrial, bem como a sua arquitetura e possibilidades voltadas para escritórios e ambientes corporativos de negócios, confira!

Arquitetura industrial no Brasil: o que é esse conceito?

O estilo industrial é uma proposta de decoração mais rústica e sem grandes detalhes, que mescla os estilos vintage e contemporâneo, e vem se mostrando uma forte tendência no Brasil, apesar de seu surgimento ser muito mais antigo.

Seu surgimento se deu ainda em meados de 1970, nos Estados Unidos, com a disseminação da ideia de uma estética mais crua e diferenciada, remetendo aos ambientes antigos, como um galpão industrial americano.

Desta forma, das paredes à decoração, a proposta diferenciada dos modelos apresentados até então impactou a maior parte das pessoas pelo espaço mais moderno e sofisticado.

Características de um escritório com estilo industrial

Aplicada em espaços como escritório de advocacia em estilo industrial, esse formato vem ganhando forte apelo dentro dos escritórios e demais ambientes corporativos.

Confira suas principais características da arquitetura industrial moderna!

Concreto e vigas por todos os lados

A exposição visível dos acabamentos, cores e texturas naturais, remetendo, inclusive, a algo mais simples são, sem dúvidas, sua principal característica.

Aqui, o aspecto mais marcante é a utilização de concreto aparente, sem acabamentos.

O material mais resistente, durável e de custo bastante acessível também se destaca nessa proposta, que deixa à mostra as vigas que dão sustentação à estrutura de seu ambiente.

Tijolo à vista

Ainda que a utilização do concreto cru também seja característica deste estilo, o tijolo aparente também ganha espaço nessa proposta.

É uma alternativa barata e diferenciada para uma arquitetura industrial contemporânea.

Neste caso, deixar o tijolo na sua coloração natural, em laranja, ou optar por outras tonalidades, como o branco e o cimento queimado são alternativas bem vistas e que combinam muito com a decoração industrial.

Ainda ao encontro dessa ideia, optar pelo tijolo garante uma textura ao ambiente, ao invés de uma parede lisa.

Essa rusticidade do tijolo, e até mesmo as suas imperfeições, também imprime o sentido de aconchego, de algo mais caseiro e natural.

Metal é essencial

O uso do metal vai ao encontro de toda a proposta de estilo industrial, já que traz a característica de algo mais vintage ao projeto, sugerindo a utilização deste elemento, tanto nos móveis quanto na decoração.

Assim, é possível pintá-lo de preto para trazer um ar mais rústico e menos luxuoso ao conceito, bem como a utilização de outras cores que combine com a proposta que se quer imprimir no espaço.

Madeira sempre em alta

A madeira acompanha as diferentes tendências de decoração. Assim, é a base para os móveis, e, quando misturada ao metal, compreende com sucesso o conceito de arquitetura industrial sustentável.

Todavia, ela também pode ser utilizada na decoração, bem como enquanto vigas, que recebem um grande destaque no estilo industrial.

A madeira de demolição é uma alternativa que traz estilo e sustentabilidade ao ambiente.

Tubulações aparentes

Deixar toda a tubulação do espaço aparente é uma forma de reforçar o estilo industrial nos ambientes, que inclui rede elétrica que, ao invés de ficar dentro da parede, pode ficar exposta para fora, ou ainda protegida com metal citado.

Espaços integrados

Os ambientes integrados estão em alta em diversos estilos decorativos. No perfil industrial, eles ajudam a dar um ar de modernidade. Por isso, um escritório de arquitetura industrial pede ambientes amplos, fluidos e integrados.

Contudo, apesar do conceito open space como característica, o seu espaço pode trazer elementos que atuem enquanto divisórias, como estante para escritório estilo industrial, paredes de cobogós ou móveis estilo industrial para escritório.

Valorize a iluminação natural

Para uma decoração estilo industrial escritório completa, é fundamental contar com amplas janelas, que permitam a entrada de luz natural e cortinas finas, para manter esse controle, bem como a priorização de cores sóbrias no espaço.

Por fim, é fundamental fazer uma análise profunda, que abranja um estudo detalhado do estilo e uma verificação daquilo que o espaço já possui, devendo ou não sofrer interferência, de acordo com as ideias elencadas.

A escolha dos móveis com a mesma proposta também é fundamental. Desta forma, mesas de escritório estilo industrial são parte de uma mobília funcional e que pode trazer muito bom gosto, assim como as cadeiras.

Projetos da Pulse Arquitetura em estilo industrial

A Pulse atua na criação e desenvolvimento de escritórios e ambientes corporativos e já possui alguns projetos de arquitetura industrial que podem servir de inspiração para você.

Converse conosco, nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *