Pular para o conteúdo

Ambiente pet friendly no varejo

homem e seu cachorro em um ambiente pet friendly

Um ambiente pet friendly precisa ir além de só permitir a entrada de bichinhos.

A arquitetura do espaço precisa conversar e integrar os animais com a experiência do seu dono dentro da loja.

Normalmente em shoppings, praças e lojas, você já deve ter se deparado com alguma placa anunciando que o espaço é pet friendly.

Mas muitas vezes não possui comedouros, nem espaço suficiente para o pet ficar e o dono ficar à vontade.

Neste texto vamos abordar sobre como criar um ambiente pet friendly no varejo e alguns exemplos que deram certo. Boa leitura!

O que é pet friendly?

O termo pet friendly pode ser traduzido como um ambiente amigável para pets. Em outras palavras, significa que o local permite a entrada de animais como cães e gatos.

Em muitos casos o ambiente, inclusive, oferece experiências interessantes para os pets, como lugar para brincar, ração e água liberada.

É importante lembrar que os cães-guia devem ser aceitos em qualquer estabelecimento, pois servem como guia de seus donos.

Loja pet friendly: exemplos

Um bom exemplo de loja pet friendly é a Cobasi. Além de comercializar produtos para jardinagem e animais, oferece espaço para que os cães brinquem e interajam com seus donos.

Outro exemplo são bares e restaurantes com espaços ao ar livre que permitem que os donos entrem com seus pets.

Benefícios dos locais pet friendly em ambientes corporativos

Os benefícios dos locais pet friendly também servem para ambientes corporativos como o relaxamento e a descontração no ambiente.

Além do aumento de pausas para brincar com o pet, pois muitas horas seguidas de esforço mental podem causar mais fadiga.

Como montar um espaço pet friendly?

Oferecer uma boa área externa para os pets ficarem à vontade. Ou adaptar o ambiente para que os animais fiquem juntos aos seus donos.

Ter bebedouros com água potável e fresquinha. É necessário trocar a água com frequência, no caso de potes individuais invistam em algumas unidades.

Fique atento às regras da Vigilância Sanitária

Ao investir para ser realmente pet friendly, é importante conhecer e seguir as normas estipuladas pela Vigilância Sanitária.

Em geral, varandas e calçadas são permitidas tanto para restaurantes quanto para padarias, cafés e bares. É válido conferir a legislação da sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, vale a Lei nº 10.309:

“É proibida a entrada ou permanência de animais em locais ou estabelecimentos onde se manipulem, beneficiem, preparem, vendam ou fabriquem produtos alimentícios.”

Lei nº 10.309

A Vigilância Sanitária determina que deve haver uma área específica para clientes com cachorros.

Esse espaço precisa ser arejado e coberto, contendo um ponto de água que será utilizado apenas para limpezas e faxinas que não envolvam alimentos.

Pulse Arquitetura: ambientes integrados com pets e plantas

A Pulse é um escritório de arquitetura comercial que está no mercado há mais de 10 anos, atuando em desenvolvimento e execução de projetos comerciais, corporativos e de varejo.

Somos um escritório focado no resultado. Em busca das melhores soluções arquitetônicas para cada negócio.

Conheça os projetos realizados pela nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *