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cafeteria com bancada, mesas e cadeiras, exemplo de arquitetura para franquias

Arquitetura para franquias e redes de lojas

A arquitetura para franquias tem o objetivo de criar padronizações que se adaptam e possibilitam a criação de lojas unificadas e que comunicam a essência da marca.

Segundo relatório publicado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, no segundo trimestre de 2022 o setor de franquias teve aumento expressivo em comparação a 2021.

O maior fluxo de lojas físicas e a retomada de segmentos com forte impacto da pandemia foram os destaques, além do faturamento de mais de R$48 milhões, só nesses 6 meses de 2022.

Isso significa que essa área tende a se expandir cada vez mais, ou seja, uma grande oportunidade para quem quer ter uma franquia e investir nesse setor.

Neste texto vamos explicar abordar as possibilidades de projetos para quem quer transformar sua loja em uma franquia.

O que é arquitetura de franquias?

A arquitetura de franquias é uma área da arquitetura especializada em desenvolver projetos para redes de varejo, normalmente espalhadas em vários lugares.

Nesse caso, o projeto arquitetônico é essencial no varejo, e quando o assunto é franquia não é diferente.

A padronização das lojas começa com o estudo da marca, público e qual o propósito do negócio.

O ponto-chave do projeto é que ele deve ser replicável, ou seja, deve ser reproduzido exatamente da mesma forma em todas as unidades.

Assim, a arquitetura tem como objetivo conduzir o caminho do cliente dentro das lojas, bem como, estabelecer padrões de iluminação, cores e como o produto será exposto.

Vai muito além de criar um layout bonito e funcional, a arquitetura de franquias leva em conta a marca como um todo, e prevê, inclusive, adaptações de acordo com o local em que a loja será instalada.

Projeto de arquitetura para franquias: como funciona?

O projeto de franquia deve levar em conta uma série de fatores como a natureza do negócio e as cores da marca, por exemplo.

Nele deve conter todos os detalhes e especificações para que as lojas sejam sigam as mesmas instruções e não percam a identidade da marca.

A escolha do ponto comercial e a aplicação correta das cores também devem constar no projeto para que quando o franqueado for contratar alguém para executar a obra, esteja tudo especificado.

Exemplo de arquitetura para franquias

A Pulse tem experiência no desenvolvimento de projetos de arquitetura para franquias. O projeto realizado para a rede de lojas da Vízia óptica é um exemplo a ser citado.

As lojas são organizadas para que o cliente tenha uma experiência completa e possa sair com seus óculos novos.

Por isso, a iluminação e a aplicação das cores são tão importantes nesse projeto.

Implementação de projeto de franquias: pontos de atenção

Existem alguns pontos de atenção na hora de implementar um projeto de franquias, que vão desde a avaliação do imóvel, até detalhes mais simples como os materiais que serão utilizados.

Confira itens essenciais para ter atenção na hora da implementação de projeto de franquias:

  • Condição do imóvel: avaliar a documentação do imóvel e se precisam ser feitas modificações estruturais;
  • Tipo de loja (shopping, rua, quiosque): cada uma tem uma especificação, prazos e custos de execução;
  • Especificação de material: dica para os arquitetos, prefiram materiais de fácil acesso ao mercado, é preciso levar em conta que as unidades serão espalhadas pelo país.

Por último e não menos importante: conte com profissionais qualificados para a realização e implementação de arquitetura de franquias.

Pulse Arquitetura: projetos que conectam pessoas e ambientes

A Arquitetura de franquias vai muito além de lojas exatamente iguais, ela dá a ideia de continuidade e presença da marca em vários locais.

Significa uma ótima alternativa investir nesse ramo, tanto para as empresas que querem se tornar franquias, quanto quem quer ser franqueado.

Confira nosso portfólio de projetos de varejo, corporativos, feiras e eventos!

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