Pular para o conteúdo
escritório no conceito carbono zero

Iniciativas Carbono Zero para aplicar na empresa

Entenda o conceito carbono zero e quais as atitudes devem ser tomadas para aplicá-lo em ambientes de varejo ou corporativo.

Em 2020, o Brasil aumentou a emissão de gases do efeito estufa entre 10% e 12%, mesmo com a recessão provocada pela pandemia da Covid 19, indo contra a proposta ambiental de carbono zero.

A informação do relatório do Observatório de Clima significa que em um único ano, o Brasil lançou na atmosfera mais de 2,17 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, ou uma média de 10,4 toneladas brutas de CO2 por cada brasileiro.

E por conta de vários fatores, como desmatamento, por exemplo, a adoção de programas como o Carbono Zero podem fazer a diferença, exercendo um papel importante na transformação da realidade atual.

Mas você sabe o que é o programa Carbono Zero e que tipo de iniciativa ele pode inspirar em empresas, pessoas e organização civil em geral?

É sobre isso que esse texto vai tratar, acompanhe!

O que é ser Carbono Zero?

Carbono Zero é uma política desenvolvida por uma série de empresas que tem como intuito neutralizar a emissão de gases do efeito estufa, por parte das pessoas e das próprias indústrias, como uma espécie de balança ecológica.

Assim, a ideia é eliminar pontualmente os prejuízos causados pela poluição e resíduos de atividades industriais. Bem como, a redução da emissão dos gases do efeito estufa.

O conceito de carbono zero, segundo site da Fia Business School, nasceu no Protocolo de Kyoto, em 1997, em um acordo entre países desenvolvidos que se comprometeram a reduzir em 5% as emissões de gases do efeito estufa entre 2008 e 2012.

No Acordo de Paris, o Brasil assumiu a meta de reduzir em 43% as emissões até 2030, para que as mudanças climáticas não continuem afetando de maneira negativa a vida das pessoas e os ecossistemas do planeta.

Empresa carbono zero: que universo é esse?

Seguir um sistema carbono zero significa adotar essa postura enquanto prática e política dentro da empresa e na forma como ela se apresenta para a sociedade.

Assim, as marcas comprometidas passam a calcular o total das emissões, bem como, buscam reduzir esses impactos, com vista em balancear o restante das emissões por meio da compensação.

Essa compensação pode se dar na compra de créditos de carbono em mercados voluntários, e na recuperação de áreas degradadas com a proposição de arranjos florestais.

Outro exemplo que podemos citar são algumas empresas de cosméticos que possuem ponto de coleta em suas lojas físicas. Essa prática faz com que menos lixo seja descartado e a reutilização de embalagens já prontas.

Benefícios do Sistema Carbono Zero às empresas

A adoção de uma maior consciência ecológica pode trazer inúmeras vantagens, não apenas à sociedade e meio ambiente, mas também às marcas que aderem a essas práticas. Veja alguns benefícios elencados:

  • Postura e associação de marca às práticas de sustentabilidade
  • Fortalecimento da marca perante seu público atento e responsável
  • Novas oportunidades de negócios
  • Retorno para a sociedade, gerando identificação e reconhecimento público
  • Vantagem competitiva como diferencial
Natura, uma marca Carbono Zero

Além de lembrada em relação às práticas sustentáveis, preservação do meio ambiente e cuidado e respeito com a causa animal, a Natura é uma empresa que também atua em ações de estímulo e execução de carbono zero.

A marca traz em sua trajetória programas específicos de trabalho de neutralização dos impactos causados ao longo da cadeia produtiva de seus produtos, além de instigar iniciativas que visam a transformação.

A maior parte dos seus produtos são feitos a partir de ingredientes de origem vegetal e materiais de origem renovável, bem como, o uso de materiais recicláveis e a venda de refis de seus produtos.

O mapeamento das emissões de gases de efeito estufa, desde a extração da matéria-prima até o descarte dos produtos no pós-consumo, também é uma atitude implementada na empresa, que já compensa 100% de seus atos.

Ou seja, a Natura é uma marca comprometida e que pode ser vista como exemplo a ser seguido, seja por suas concorrentes como por toda a cadeia industrial séria e responsável.

Pulse Arquitetura: projetos que conectam pessoas e ambientes

A Pulse apoia a causa Carbono Zero e busca a prática constante dessa postura em todos os projetos desenvolvidos.

Se você também se identifica, conte conosco para a execução de um trabalho excelente e sustentável!

Compartilhe