Pular para o conteúdo

O impacto dos escritórios verdes no ambiente corporativo

escritórios verdes com plantas, mesa e computadores em segundo plano

Montar escritórios verdes vai além de algumas plantas inseridas dentro do escritório.

É necessário estudo e muito planejamento, para que os ambientes estejam integrados e conectados com o propósito da empresa.

O design biofílico, por exemplo, tem um papel muito importante, pois traz natureza para dentro dos escritórios com o propósito de proporcionar mais bem-estar e contato com o mundo externo.

Mas, você sabe o que são escritórios verdes e de que forma impactam nos ambientes corporativos?

Confira um pouco sobre esse assunto que é tema do presente texto!

Escritório verde: entenda o conceito

Escritório verde é o nome que se dá para ambientes de trabalho ecologicamente corretos.

Neste sentido, alguns critérios precisam ser atendidos para que estes locais se enquadrem dentro desta definição, como:

  • Prioridade para a luz natural e cores claras para auxiliar na iluminação;
  • Diminuição do consumo de eletricidade;
  • Adoção de sistemas de energia alternativos, como energia solar;
  • Materiais reutilizados ou oriundos de reformas ou matéria-prima reaproveitada, bem como priorização de itens de maior vida útil;
  • Diminuição do uso de copos descartáveis, bem como a redução do uso de papel e outros utensílios ou materiais que gerem resíduos;
  • Objetos fáceis de limpar ou que não necessitem de grande manutenção e limpeza;
  • Pintura feita com tintas à base de água;
  • Escolha de materiais certificados e mobiliários fabricados com emissão zero de CO2;
  • Valorização da ventilação natural para diminuir o uso de ar-condicionado;
  • Presença abundante de plantas pelo ambiente;
  • Postura que preze pela sustentabilidade nas ações práticas da rotina, bem como na escolha de parcerias que compactuem com o viés sustentável.

Escritório verde e a relação profissional

Um aspecto muito relevante, como citado na listagem acima, é a respeito das relações profissionais.

Por isso, para além da qualificação, trata-se de uma proposta que preza por uma equipe que compartilhe dos mesmos valores.

Neste sentido, encara os colaboradores como pessoas, e não só como força de trabalho.

E, com isso, os escritórios verdes se apresentam como um local de maior estímulo ao conforto e bem-estar de todos que utilizam o espaço.

Assim, o que é possível encontrar neste tão recente conceito de escritório, são espaços pautados pela biofilia na arquitetura, onde a inserção de elementos como vegetação, luz natural, madeira e outros objetos naturais é explorada.

E tudo isso com o intuito de ampliar a sensação de bem-estar, saúde e conforto emocional de quem utiliza tais espaços, o que impacta diretamente no aumento de rendimento da equipe por conta da rotina de trabalho mais saudável.

Ou seja, criar um ambiente harmônico por meio da interação da natureza e as características próprias do meio de trabalho tem sido uma alternativa buscada, não apenas por estética, mas também por bem-estar e melhor desempenho.

Escritório verde: impactos no ambiente corporativo

Apesar de parecer recente, o conceito de escritório verde circula desde meados dos anos 70, pelos principais setores da construção civil.

Na ocasião, a motivação se deu por conta da necessidade de opções sustentáveis e práticas para compensar a ausência de materiais como o plástico, por exemplo, já que acontecia a primeira grande crise do petróleo.

E, ainda que inicialmente o impacto destas ações ao meio ambiente seja bem superficial, pensando na indústria como um todo, para o bem-estar e satisfação pessoal são de extrema relevância e fáceis de serem percebidos.

Conforme pesquisa realizada pela U.S. Green Building Council (USGBC), países como EUA, China, Canadá e Índia, apresentam cerca de 30% de economia de energia e 40% de água, se comparados escritórios verdes com espaços comuns.

A própria multinacional Amazon, registrou aumento da produtividade e do engajamento dos trabalhadores, assim como uma redução no quadro de faltas por motivos de saúde.

No Brasil, 1.302 escritórios verdes foram contabilizados até 2018, sendo o Banco Central de Salvador um deles, que adotou medidas como a utilização de energia solar, a captação e uso de água pluvial em jardins e banheiros.

Os dados citados acima foram retirados do Portal MDL, que atua no estado do Rio de Janeiro. Confira, agora, outros benefícios diretos dessa implementação.

Benefícios da implementação de escritórios verdes no ambiente corporativo

Melhora da qualidade do ar

A predominância de elementos verdes e da natureza nos ambientes, colaboram para a melhora na qualidade do ar, já que as plantas têm a capacidade de ajudar na filtragem do ar, absorvendo impurezas e poluentes de ambientes fechados.

O próprio verde da natureza auxilia na melhora da umidade do escritório, pelo fato das plantas devolverem cerca de 97% de toda a água que absorvem ao ambiente, aumentando em até 15% na umidade do ar em locais fechados.

Proporciona tranquilidade

O paisagismo no ambiente corporativo também promove um ambiente mais tranquilo, agradável e alegre de se trabalhar.

Há plantas que influenciam, inclusive, no humor, já que tranquilizam e reforçam a presença de vida nos ambientes.

Diminui o estresse dos funcionários

Conforme estudo feito no Reino Unido, na Universidade de Surrey, reproduzida pelo Portal Ciclo Vivo plantas no ambiente de trabalho reduzem o estresse.

De acordo com o estudo, “os participantes que trabalharam em uma sala com plantas apresentaram a pressão arterial e frequência cardíaca em melhor estado do que aqueles que ficaram sem a presença do verde”.

Aumenta a produtividade dos seus colaboradores

Ademais, as plantas e demais ações implementadas em escritórios verdes colaboram com o foco e eficiência no trabalho.

A neuroarquitetura defende, inclusive, a aplicação destes métodos com este objetivo.

E não é algo tão difícil de se imaginar, não é mesmo?

Afinal, um ambiente que tranquiliza e estimula o cérebro impacta em mais qualidade e ritmo de produção dos seus colaboradores, bem como na satisfação pessoal.

Contribui para a sustentabilidade

O tema sustentabilidade não está só presente no ambiente corporativo, como na vida de todas as pessoas, nos mais diversos espaços.

Assim, cada vez mais são pensadas e aplicadas medidas de respeito e preservação da natureza.

Desta forma, é preciso estar atento e criar estratégias que permitam caminhar neste caminho, com este fim. E o escritório verde é uma possibilidade.

Pulse Arquitetura: projetos humanizados que integram natureza e bem-estar

Já imaginou uma parede verde no escritório, com vasos de plantas fixados? Ou mesmo um escritório com jardim vertical inspirador.

A Pulse atua na arquitetura de ambientes pensados para proporcionar bem-estar e produtividade. Temos muitas ideias que andam lado a lado com práticas sustentáveis.

Converse conosco para desenvolver o seu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *