Se você preza por conforto e o bem-estar para uma rotina produtiva, implementar melhorias ergonômicas no ambiente de trabalho pode ser um caminho que trará muitos resultados.
Trabalhar sem preocupação com ergonomia no escritório pode causar uma série de lesões a longo prazo.
Um simples ajuste na altura dos monitores, por exemplo, já previne uma série de doenças e desconfortos.
Mas você sabe do que se trata o assunto e como é possível fazer isso? Confira dicas de ergonomia para escritório.
Ergonomia no escritório: que conceito é esse, afinal?
A ergonomia no escritório ou ambiente de trabalho diz respeito ao estudo da relação entre o homem e o seu local de atividades laborais. É por meio da ergonomia que especialistas avaliam os riscos presentes neste contexto.
E é por meio dela também que se oferecem condições ideais para a realização das atividades propostas.
Assim, estes profissionais intervêm com adequações que minimizem riscos à saúde física, mental e emocional dos trabalhadores.
Esta tarefa é feita a partir de uma imersão para que estes especialistas conheçam e entendam não apenas o perfil dos colaboradores, mas também o tipo da atividade exercida e o entorno para uma ação mais assertiva.
NR de ergonomia no trabalho
A Norma Regulamentadora 17 é a regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil que trata dos princípios da ergonomia no trabalho.
Segundo informações da Previdência Social, divulgados no artigo Saúde mental no trabalho: contradições e limites, 90% dos afastamentos de colaboradores em empresas brasileiras são causados por doenças osteomoleculares ou sofrimento mental.
Assim, considerando que há, portanto, um alto custo, tanto para a previdência quanto para o setor produtivo, a NR-17 estabelece parâmetros para a adaptação dessas condições às características físicas e psicológicas dos trabalhadores.
A ideia com isso é garantir uma maior segurança, conforto e eficiência nas atividades exercidas.
A Norma ainda coloca que todo o empregador deve realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho junto aos seus colaboradores.
E para que isso seja proposto nas empresas, é importante considerar uma série de informações sobre a atividade laboral, como o levantamento de peso, a descarga de materiais e a adequação do mobiliário e do equipamento.
Dicas de ergonomia para escritório
Os benefícios da ergonomia no trabalho são tantos, que algumas dicas foram separadas com a finalidade de evitar problemas ergonômicos em escritórios, por exemplo.
Confira a seguir 05 das principais!
1 – Opte por mobiliário que favoreça a sua rotina
Os móveis para o escritório necessitam de muito cuidado na hora da escolha.
Isso porque eles são ferramentas que favorecem o seu desempenho, já que atuam como suporte para qualquer tarefa e te acompanham diariamente.
Assim, questões como assento ajustável, liso e levemente inclinado para trás e profundidade e a largura do assento são fundamentais para garantir o conforto e comodidade necessários ao usuário para um bom desempenho.
Prefira um mobiliário corporativo com certificação, em especial as cadeiras.
Além disso, as cadeiras devem possuir suporte lombar que ofereça o encaixe das costas com proteção da coluna, para que o usuário não precise se esforçar para estar em uma posição confortável.
Apoio ajustável para os braços, assento e encosto acolchoados, bem como rodas que permitam uma movimentação fácil e sem esforço, são características que auxiliam no combate a dores e aumento da produtividade.
Mas, para além das cadeiras, as mesas e bancadas necessitam de atenção.
Neste sentido, evite superfícies muito altas ou muito baixas, para evitar dores no pescoço ou ombro.
Mesas com regulagem podem ser um bom investimento.
2 – Utilize apoio para notebook
Há fisioterapeutas que pontuam que utilizar notebooks sem suporte não é o ideal, pois eles não favorecem a postura do colaborador.
Entretanto, há maneiras de tornar seu uso menos negativo para a saúde.
Entre as alternativas, estão utilizar apoio de notebook, para que a tela do computador fique na altura dos olhos; e aderir a teclado e mouse externos, para garantir um espaço ergonomicamente correto.
3 – Tenha condições adequadas de iluminação
O conforto visual também deve ser uma preocupação nos locais de trabalho.
Inclusive, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estipula a quantidade adequada de iluminação para diferentes tipos de atividades.
Por isso, a NR-17 orienta que em todos os locais de trabalho deve haver “iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade”, bem como evitar ofuscamento e reflexos incômodos.
4 – Organize sua mesa de trabalho
Criar um espaço ergonomicamente correto significa também manter organizada e limpa a mesa ou estação onde são feitas as atividades.
Isso auxilia o bom andamento das atividades diárias, bem como os demais acessórios.
Por isso, detalhes como a tela do monitor centralizada em relação ao teclado; espaço suficiente para a movimentação do mouse; e arquivos distribuídos de forma funcional são pontos importantes e de valor na ergonomia laboral.
5 – Tenha o hábito de fazer pausas durante a jornada de trabalho
Fazer pausas pequenas ao longo das horas de trabalho é essencial para garantir o bom andamento das atividades ao longo do dia e evitar uma sobrecarga ou cansaço excessivo causados pela rotina e ambiente.
Neste sentido, é possível planejar pausas regulares durante que visem evitar a permanência durante várias horas em frente ao computador, e, nestes momentos, é importante tirar os olhos da tela e se levantar para alongar.
Aspectos como silêncio, temperatura ideal e práticas que facilitem a rotina são medidas que também podem ser adotadas por cada um, com vista no maior conforto e melhor desempenho no ambiente de trabalho.
A Pulse atua na arquitetura planejada de ambientes corporativos e pode te auxiliar a adequar o seu ambiente de trabalho para favorecer a sua saúde e produtividade.
Entre em contato para conversar sobre o seu novo projeto!