Entenda o que é biofilia e como esse conceito pode mudar totalmente um ambiente e trazer vida para dentro das construções.
A ferramenta do Design Biofílico busca conectar as pessoas com a natureza, criando ambientes mais produtivos e saudáveis.
Ele pode ser aplicado em varejos, escritórios e em ambientes totalmente residenciais. São múltiplas possibilidades de tornar os espaços mais vivos e confortáveis.
Com a pandemia de covid-19 e a crescente busca por espaço com natureza fez com que esse conceito ganhasse mais foco nos últimos tempos.
Saiba como a biofilia pode ser aplicada nos ambientes e quais as suas vantagens. Boa leitura!
O que é biofilia na arquitetura?
O termo Biofilia tem origem nos termos bio, que significa vida e philia que significa amor. Ele foi criado em 1964 pelo psicólogo e filósofo alemão Erich Fromm.
No entanto, o conceito começou a ser difundido apenas vinte anos depois, quando o biólogo Edward Wilson publicou uma obra que ilustrava a afinidade inata dos seres humanos pelo mundo natural.
Com a mudança de nosso habitat natural para o mundo construído, o Design Biofílico é a forma encontrada para desenvolver um ambiente mais saudável.
Assim, estabelecendo uma vivência mais próxima da natureza por meio da vegetação, luz natural e outros materiais naturais, por exemplo.
Biofilia: como aplicar no escritório
Ao incorporar os princípios e estratégias de Biofilia no design de interiores de espaços comerciais e escritórios, a empresa proporciona uma reconexão inconsciente com a natureza.
Conforme a Terrapin Bright Green, empresa responsável pelo desenvolvimento do relatório The Economics of Biophilia, existem itens indispensáveis na elaboração do projeto. Confira quais são eles!
Aproveite a luz natural
A luz do dia é responsável pela regulação metabólica de nosso corpo, e colabora para melhorar nosso humor e sono.
No caso específico de varejo, a exposição de consumidores à luz natural faz com que a percepção de sua experiência de compra seja mais positiva.
De acordo com o estudo The Economics of Biophilia, as vendas são até 40% maiores nas lojas em que existe a incidência de luz natural por meio de claraboias, por exemplo.
A dica é aproveitar ao máximo a luz natural com janelas amplas e paredes de vidro, por exemplo.
Aposte em materiais orgânicos
Materiais como a madeira natural, pedra, e o couro são responsáveis por proporcionar sensações calmantes e restauradoras, enviando estímulos visuais/táteis positivos.
Além disso, os materiais orgânicos colaboram para redução do estresse e aumento das interações sociais.
O investimento nesse tipo de estrutura torna a experiência de trabalho mais produtiva e agradável, não sobrecarregando os funcionários.
Utilize todo o potencial das plantas
Ter um escritório com plantas se tornou cada vez mais comum nos últimos anos. As paredes de concreto dão lugar às paredes vivas e muito verde.
A ideia é que a arquitetura saudável promova bem-estar e melhore até mesmo a qualidade do ar dentro do ambiente.
Apostar na vegetação natural auxilia na motivação dos funcionários e faz com que se conectem com a natureza, lembrando dos ciclos naturais.
Além disso, as plantas ajudam a eliminar ruídos externos e dar mais privacidade.
Em áreas mais colaborativas, a dica é utilizar plantas menos densas, para que não atrapalhem a circulação no ambiente.
Plantas para escritório com ar-condicionado
Para descobrir quais são as melhores plantas para escritório é importante contar com um arquiteto experiente e que tenha conhecimento.
Normalmente, as plantas mais indicadas para interior são àquelas que não necessitam de sol e suportam variação de temperatura.
Segundo o site especializado em dicas de plantas Selvvva, as plantas mais indicadas para ambientes com ar-condicionado são:
- Peperômia-filodendro
- Pacová
- Zamioculca
- Comigo-Ninguém-Pode
- Ráfia
Projetar um lugar com acesso à vegetação natural, a abundante luz natural e materiais naturais são apenas alguns dos muitos elementos biofílicos que têm efeitos positivos no ambiente.
Brain office: o que é e como aplicar na prática?
O brain office é um termo utilizado para denominar o modelo de decoração de escritório com plantas e conexão com a natureza.
Em outras palavras, pode-se dizer que o brain office é a junção dos ambientes Open Space com elementos naturais.
É importante ressaltar que não significa apenas colocar vasos espalhados e esquecidos em algum canto.
O objetivo é que as plantas estejam integradas no projeto e possam ter uma função estrutural. Servindo, até mesmo como divisórias sutis.
Pulse Arquitetura: projetos personalizados para cada necessidade
O compromisso da Pulse é estar presente em todas as etapas do desenvolvimento do projeto.
Nossa arquitetura é feita por pessoas e para pessoas, com o objetivo de criar projetos autênticos que estabeleçam conexão com seus usuários e tragam novas experiências para cada negócio.
A Pulse é especializada em projetos originais que conectam pessoas com espaços físicos dando vida a projetos completos.
Conheça nosso portfólio!