Os projetos de showroom devem mostrar a essência da marca e conquistar os clientes.
É como uma exposição de produtos, porém com elementos que comuniquem e atraiam a atenção do público.
Assim, proporcionando, experiências de sentir a textura do produto, o cheiro, as cores e demais aspectos físicos.
Neste texto você confere dicas de itens indispensáveis para criar o melhor showroom de uma marca. Boa leitura!
Showroom: o que é e para quê serve
O showroom é um espaço criado para apresentar produtos, serviços e o posicionamento da marca.
Eles podem ser temporários, no caso de uma campanha de vendas específica ou lançamento de um produto.
Ainda, podem ser fixos dentro da empresa e apenas os lançamentos são integrados ao espaço pronto.
Outro exemplo que podemos citar é durante as semanas de moda, onde as grifes montam showrooms para que os compradores possam ver as peças de perto, sentir a textura dos tecidos e escolher quais irão levar para revender em suas lojas.
Como organizar um showroom?
Os melhores showrooms são aqueles que conseguem criar um ambiente em que o cliente consiga ter contato com o produto.
Por exemplo, montadoras e revendedoras de automóveis costumam ter os carros expostos no showroom. Você pode entrar no carro, sentir a textura dos bancos, ligar e ver os botões funcionando.
Em outras palavras, o objetivo principal de todo showroom é proporcionar uma experiência prática e demonstração do produto/serviço.
Confira algumas ideias para montar um showroom:
- Selecione os melhores cases de venda para colocar no mostruário.
- Proporcione experiências de retailtainment no seu showroom.
- O ambiente deve ter elementos da marca e espaço para os clientes provarem, testarem e decidirem sobre a compra.
Tipos de showroom
O showroom precisa ser um espaço de referência da empresa. É o lugar onde a pessoa interessada possa estar próxima aos itens expostos.
O cliente deve encontrar com facilidade todas as informações atualizadas e materiais de apoio de venda, em um único lugar.
É o espaço destinado ao encantamento e experimentação do portifólio da marca, por isso é tão importante ter atenção com cada detalhe.
Vamos a um exemplo prático: você chega em um showroom de sofás e todos os produtos estão amontados, sem nenhuma identificação e separação por cor, tamanho e funcionalidade.
Agora, imagine um showroom organizado, bem iluminado, com setorização por categoria, cores e estilos.
Qual dos dois espaços você se sentirá mais confiante para decidir sobre a compra?
Provavelmente, a segunda opção é a resposta da maioria. Por isso, ter um espaço bonito visualmente e projetado com conhecimento sobre a marca fará toda a diferença nas vendas.
Existe uma infinidade de tipos de showroom e podem ser aplicados nos mais variados tipos de produtos e serviços, confira alguns deles:
- Showroom de moda
- Showroom de automóveis
- Showroom de produtos de cabeleireiro
- Showroom de produtos para casa
- Showroom de eletrodomésticos
Qual a diferença entre showroom e loja?
A diferença entre loja e showroom é a seguinte: a loja, física ou online, é o lugar que vende produtos e serviços ao público.
Já o showroom é um espaço destinado aos mostruários. Serve apenas para a exibição e teste dos itens, e não propriamente para a venda imediata.
Dessa maneira, ele funciona bem mais para produtos que precisam ser encomendados, como carros, móveis e persianas, por exemplo.
Projetos de showroom de moda
Para criar um bom projeto de showroom de moda é preciso investir tempo e dinheiro de forma inteligente e bem pensada.
Por isso, a nossa dica é ter ao seu lado profissionais competentes e com ampla experiência em projetos de varejo e showroom.
É preciso ir além de criar um espaço bonito e agradável, é necessário criar uma experiência que impacte os clientes.
Case Silveira Representações
O grande desafio da Pulse no projeto da Silveira Representações, em Caxias do Sul, foi atender ao público e desenvolver um espaço leve e neutro.
A Silveira atende outros lojistas e revende a marca Lez a Lez. Para compor o projeto houve o aproveitamento de araras metálicas que o cliente já possuía.
No projeto desenvolvido pela Pulse, o showroom foi duplicado, criando alguns destaques para montar as coleções, já que a Lez a Lez é uma marca jovem com referência a moda praia e bem colorida.
Uma das necessidades do espaço era dispor as famílias das coleções, por isso, foi criado um circuito em que o lojista passa por toda loja para depois fazer a compra dos produtos.
“Antigamente era um showroom muito pesado, por isso, foi criado um circuito em que o lojista passa por toda loja para depois fazer a compra dos produtos. Já que o cliente compra toda a coleção e já leva para a sua loja” – afirmam as arquitetas Juliana e Fabiana.
Os módulos redondos estão dispostos pela loja para que seja possível criar diversas combinações.
Um dos pontos de destaque é a criação de um espaço para que seja possível fazer fotos, visto que a Silveira Representações recebe clientes com hora marcada.
O resultado é um espaço atemporal para que seja sempre atual e perene, focado na venda para representantes.
Pulse Arquitetura: expertise em projetos de showroom
Estabelecer relações seguras e autênticas é o nosso primeiro passo para desenvolver projetos arquitetônicos de relevância.
Nossa experiência nos permite sentir o que cada espaço precisa e buscar as melhores soluções para atingir os resultados desejados.
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