Entenda a temperatura ideal para escritório e como projetar espaços corporativos confortáveis.
Um ambiente de trabalho confortável é sinônimo de bem-estar e funcionários mais motivados.
Além de evitar uma série de doenças por conta do frio ou calor extremo, o conforto térmico aumenta a produtividade.
Neste texto, você confere os benefícios do conforto térmico no ambiente de trabalho. Boa leitura!
Conforto térmico na arquitetura
O conforto térmico é fundamental para ter uma rotina de trabalho saudável e prevenir doenças.
Principalmente em regiões que tenham as estações bem definidas, é imprescindível projetar espaços que mantenham uma temperatura agradável.
A busca pelo conforto térmico na arquitetura vai além de instalar ar-condicionado. São técnicas e normas que são observadas na hora de desenvolver o projeto.
O objetivo é permitir que os colaboradores exerçam suas tarefas de maneira confortável, buscando os melhores resultados.
Para projetar um ambiente ideal para o conforto térmico, é preciso levar em conta os seguintes pontos:
- Pisos e revestimentos térmicos que se adaptam à temperatura
- Mobiliário com materiais naturais e que não refletem calor
- Janelas e portas
- Cortinas e persianas
- Biofilia na arquitetura: inclusão de plantas e áreas verdes nos ambientes
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado no ambiente de trabalho?
Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para ar-condicionado em escritório deve ser de 23 graus.
O ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos, deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados.
Além disso, prevê que a umidade relativa do ar não deve ser inferior a 40%.
A norma ISO 9241 recomenda a temperatura de 20 a 24 graus no verão e 23 a 26 graus no inverno, com umidade relativa entre 40% e 80%.
Seguindo essas duas normas já é possível obter a temperatura ideal no ambiente de trabalho e minimizar conflitos entre os funcionários.
Benefícios do conforto térmico
É importante ressaltar que o conforto térmico e a temperatura ideal para trabalhar pode variar de pessoa para pessoa. Alguns tendem a sentir mais frio que outros.
A ideia é que a temperatura para ambiente de trabalho seja a mais confortável possível sem causar danos à saúde.
Confira alguns do conforto térmico e da temperatura ideal no ambiente de trabalho:
- Evita choques térmicos ao sair de ambientes internos para externos
- Aumenta a performance dos funcionários
- Economiza energia ao evitar a troca constante de temperatura do ar
- Evita conflitos sobre a temperatura do escritório
A temperatura do ambiente de trabalho afeta a produtividade?
Certamente a temperatura do ambiente de trabalho afeta a produtividade.
Afinal, qualquer pessoa com frio ou calor tem o raciocínio prejudicado, causando mais estresse e desconforto físico.
Os extremos são prejudiciais para o nosso corpo e, principalmente, para a produtividade.
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