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escritório com mesa, cadeira e computador com temperatura ideal para escritório

Qual a temperatura ideal para escritório?

Entenda a temperatura ideal para escritório e como projetar espaços corporativos confortáveis.

Um ambiente de trabalho confortável é sinônimo de bem-estar e funcionários mais motivados.

Além de evitar uma série de doenças por conta do frio ou calor extremo, o conforto térmico aumenta a produtividade.

Neste texto, você confere os benefícios do conforto térmico no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Conforto térmico na arquitetura

O conforto térmico é fundamental para ter uma rotina de trabalho saudável e prevenir doenças.

Principalmente em regiões que tenham as estações bem definidas, é imprescindível projetar espaços que mantenham uma temperatura agradável.

A busca pelo conforto térmico na arquitetura vai além de instalar ar-condicionado. São técnicas e normas que são observadas na hora de desenvolver o projeto.

O objetivo é permitir que os colaboradores exerçam suas tarefas de maneira confortável, buscando os melhores resultados.

Para projetar um ambiente ideal para o conforto térmico, é preciso levar em conta os seguintes pontos:

  • Pisos e revestimentos térmicos que se adaptam à temperatura
  • Mobiliário com materiais naturais e que não refletem calor
  • Janelas e portas
  • Cortinas e persianas
  • Biofilia na arquitetura: inclusão de plantas e áreas verdes nos ambientes

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado no ambiente de trabalho?

Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para ar-condicionado em escritório deve ser de 23 graus.

O ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos, deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados.

Além disso, prevê que a umidade relativa do ar não deve ser inferior a 40%.

A norma ISO 9241 recomenda a temperatura de 20 a 24 graus no verão e 23 a 26 graus no inverno, com umidade relativa entre 40% e 80%.

Seguindo essas duas normas já é possível obter a temperatura ideal no ambiente de trabalho e minimizar conflitos entre os funcionários.

Benefícios do conforto térmico

É importante ressaltar que o conforto térmico e a temperatura ideal para trabalhar pode variar de pessoa para pessoa. Alguns tendem a sentir mais frio que outros.

A ideia é que a temperatura para ambiente de trabalho seja a mais confortável possível sem causar danos à saúde.

Confira alguns do conforto térmico e da temperatura ideal no ambiente de trabalho:

  • Evita choques térmicos ao sair de ambientes internos para externos
  • Aumenta a performance dos funcionários
  • Economiza energia ao evitar a troca constante de temperatura do ar
  • Evita conflitos sobre a temperatura do escritório

A temperatura do ambiente de trabalho afeta a produtividade?

Certamente a temperatura do ambiente de trabalho afeta a produtividade.

Afinal, qualquer pessoa com frio ou calor tem o raciocínio prejudicado, causando mais estresse e desconforto físico.

Os extremos são prejudiciais para o nosso corpo e, principalmente, para a produtividade.

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