Nos dias 15 a 17 de janeiro ocorreu a 113ª convenção anual da National Retail Federation, a NRF 2023: Retail’s Big Show, que reuniu mais de 35 mil participantes e 350 palestrantes para conhecer as tendências do varejo.
O encontro para tratar de novas inspirações, tecnologias, parcerias e ideias inovadoras para o segmento aconteceu em Nova York, e trouxe grandes marcas, muito networking e mostrou possibilidades do setor.
Neste texto serão trazidas as principais tendências na arquitetura e do setor em geral para esse e os próximos anos, acompanhe.
Tendências do varejo: o que esperar?
Seguindo os aspectos de tecnologia, cultura e diferenciação apontados na NRF 2023, foi possível reforçar alguns pontos que já vinham sendo observados nos últimos anos e que só tiveram seu impacto e influência reforçados no setor.
Confira alguns dos insights que foram tema da NRF!
Tecnologia para promover experiências positivas e personalizadas
A tecnologia é uma aliada, e se apresenta de forma funcional a cada necessidade do mercado, tende a gerar economia para quem oferta e praticidade para quem recebe, entre outras vantagens.
Por isso, um dos pontos abordados diz respeito às experiências do cliente habilitadas para tecnologia, que tende a permitir maior personalização, e desta maneira oferecer aquilo que ele busca e o faz sentir único e exclusivo.
Neste sentido, compreender o produto e o consumidor faz com que os varejistas ofereçam experiências excepcionais que aproximam o cliente da marca, o que é possível por meio de aplicativos, por exemplo.
A produtividade dos funcionários também é impactada por isso. Pois, com o autoatendimento automatizado, os colaboradores têm mais tempo e eficiência para outras áreas do negócio.
Automação de espaços e arquitetura de loja
Dentro desta perspectiva, falar sobre o high tech design e escritórios inteligentes e dinâmicos pode ser um caminho para quem atua nessa área, já que para o consumidor isso já está intrínseco em seu novo comportamento.
E é pensando nesse perfil de busca, de pessoas modernas, desprendidas e mais atentas às suas reais necessidades que que essa tendência surge e se reafirma, pois visa influenciar o modo com que as pessoas se relacionam e interagem.
Neste sentido, a tecnologia precisa facilitar, como por meio de equipamentos automatizados, e conectar através de soluções que otimizem tempo, seja por aplicativos, softwares ou outros recursos.
Diferenciação e cuidado com a equipe
Cada vez mais o setor do varejo está comprometido com o cuidado do trabalhador, o que sugere o investimento para conforto e bem-estar, além da inclusão dos diferentes profissionais e suas necessidades.
Assim, a criação de melhores escritórios, salas de descanso e áreas de descompressão, centros de distribuição e empregos sem atrito são pautas valorizadas nos ambientes corporativos, com vista no melhor desempenho desses colaboradores.
Contudo, é por meio da satisfação dos profissionais que se mantém competitivo o mercado e se gera um ambiente bem-sucedido, preparado para os desafios e criativo para ofertar novas soluções que o mercado pede.
A atenção com as pessoas na criação dos espaços corporativos
Se o público é importante, cuidar de quem o atende é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa.
Neste sentido, é cada vez mais visível e justificável o cuidado com o trabalhador, seja ele ou não do varejo.
A questão é que cada vez mais se nota a chegada e permanência de ambientes que assegurem convívio por meio dos espaços amplos, abertos e integrados, mas também acessíveis a todos que o compartilham na maior parte do tempo.
Nesta nova proposta, o conforto das pessoas, por meio de salas de jogos, ambientes mais arejados, com a entrada de luz natural, cores e mobília que estimulem o descanso e a criação, são grandes pontos de aposta.
Cultura e seu impacto na experiência da loja
É necessário que o cliente esteja sempre em primeiro lugar.
Por isso, a conversação com ele para esse entrosamento começa ainda antes da compra.
É preciso compreendê-lo, conhecer seus desejos, personalidade e ambições.
E a cultura do escritório vai além da equipe corporativa, impactando também a experiência da loja, que vai do layout do espaço à experiência do cliente com base em conexões emocionais profundas.
Assim, sugere que esses clientes ou possíveis clientes se sintam vistos, ouvidos e cuidados; que se vejam como pessoas importantes e valorizados naquele lugar, por isso se faz cada vez mais importante a boa experiência de compra na loja física.
A importância da arquitetura nas lojas
Ainda que o digital domine e seja parte do modo de aquisição das pessoas, uma tendência que veio para ficar é a experiência de compra no digital com a loja física, de forma complementar.
Estar em um ambiente que gera conexão faz vivenciar experiências que marcam e impactam não apenas a impressão sobre aquele lugar, mas como as pessoas se enxergam naquele lugar.
O que significa que cada vez mais projetos de lojas comerciais atendam e respeitem essas tendências de arquitetura em 2023 para garantir entregar a seus clientes as experiências que eles almejam e que os conectem com a loja.
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