Os ambientes integrados podem ser considerados atemporais, pois ano após ano continuam sendo os preferidos, principalmente quando o assunto é arquitetura corporativa.
Ao criar um espaço totalmente do zero, ou reformar, é preciso planejamento e adequação à cultura da empresa.
Aplicar o conceito aberto ou escritório open space não significa uma grande sala com todos trabalhando do mesmo lugar. Pelo contrário, é necessário conforto acústico, iluminação adequada e uma série de boas práticas.
Confira no texto como o espaço corporativo pode ser confortável e agradável para os funcionários.
Um cenário de relaxamento e proximidade ditando a decoração
O período de afastamento vivenciado nos últimos anos nos fez perceber o valor dos ambientes na vida de cada um.
Seja para se sentir confortável, protegido ou mesmo pertencente de um espaço que traduz essência e intimidade, propício para uma rotina saudável.
Deste modo, não surpreende que os estilos comfy e a valorização dos ambientes integrados tenha ganhado mais força em 2020 e permaneça em alta ainda em 2023.
O espaço de trabalho precisa ser uma extensão de casa, dessa maneira, busca-se passar a sensação de aconchego e acolhimento.
A versatilidade de móveis para integrar ambientes
As peças de mobiliário versáteis são fundamentais em um projeto de ambiente integrado. Isso, porque, eles podem servir para diferentes atividades e podem ser adaptados conforme a necessidade.
Uma solução prática são mesas móveis com rodinhas que podem ser arrastadas com facilidade.
Outro exemplo de móvel versátil são os sofás e pufes que podem servir para momentos de descontração e até mesmo para reuniões e eventos dentro da empresa.
Iluminação em ambientes integrados
Os ambientes bem iluminados com grandes janelas, portas de vidro e projetos que priorizem a luz solar deixam o espaço muito mais atrativo para os funcionários.
Além de regular o ciclo circadiano, trabalhar em um local com iluminação adequada dá mais satisfação e aumenta a produtividade. Ou seja, benefício para todos.
Ao desenvolver um projeto, a equipe da Pulse Arquitetura pensa em cada detalhe e na atividade que será realizada pela empresa, para assim, pensar na iluminação.
É preciso ressaltar que não existe a iluminação perfeita, tudo é questão de equilíbrio e adequação.
Por exemplo, uma agência bancária precisa de uma iluminação mais quente e acolhedora que proporcione bons negócios.
Já um escritório de contabilidade, que lida com dados e números, pede uma iluminação mais sóbria.
Como bloquear o barulho em um ambiente integrado?
Aqui a palavra-chave é conforto acústico. Como o ambiente integrado tende a ser mais barulhento e com muitas pessoas falando e trabalhando ao mesmo tempo é preciso recorrer a algumas soluções.
Podemos listar algumas delas: nuvens acústicas, móveis revestidos com proteção acústica, plantas e revestimentos que não propaguem o som.
A ideia é que tenha integração entre os profissionais, mas com equilíbrio e conforto, para que todos possam se concentrar em suas atividades.
Convido você a ler conteúdos relacionados: