Pular para o conteúdo
espaço open space

O conceito do escritório open space e sua conexão com os novos profissionais do mercado

O escritório open space não é uma novidade, mas passou a ser destaque, sobretudo, nos últimos anos.

Muitas empresas, de diferentes ramos, passaram a derrubar paredes e eliminar divisórias na busca de alcançar um ambiente mais amplo e colaborativo.

Porém, é preciso elaborar um projeto que faça sentido para a cultura corporativa, além de criar uma atmosfera que favoreça à produtividade, respeito ao coletivo e bem-estar de todos.

Neste texto abordaremos o conceito de escritório open space, quais as possibilidades e desafios para torná-lo real no meio corporativo.

Escritório open space: o que significa esse conceito?

Open space, em tradução direta do inglês, significa espaço aberto. Ou seja, a ideia é criar um ambiente de trabalho que seja fluido e integrado ao mesmo tempo.

As barreiras físicas e subjetivas se rompem ao ter um espaço totalmente aberto e propício para a troca de informações.

Além disso, o espaço se torna mais igualitário para todos os colaboradores, já que não existem salas de diretores ou outros cargos superiores.

É importante ressaltar que não basta apenas derrubar paredes, é preciso que a mobília, as cores, a iluminação e tudo faça sentido de acordo com o que a empresa se propõe.

Com a pandemia de Covid-19 houve um movimento de redução dos espaços corporativos em função do trabalho rotativo.

Esse fator contribuiu para que as empresas projetassem espaços mais abertos e coringas dentro das empresas.

Vantagens do escritório open space

Confira os benefícios que os escritórios open space trazem para as organizações:

Espaço físico amplo, arejado e fluido

Partindo de um aspecto físico, o escritório open space promove uma organização e melhor disposição de mobílias para o espaço.

Assim, terá espaço suficiente para a circulação dos funcionários e consequentemente, a integração deles.

Normalmente, esse tipo de estratégia é mais visível em lugares menores, pois é possível otimizar o espaço e torná-lo muito mais aproveitável.

Isso acontece porque os espaços que antes eram usados como corredores ou paredes divisórias são aproveitados em sua totalidade.

Economia

Com as divisórias e paredes perdia-se muito a ventilação e iluminação natural. Provavelmente, os gastos com ar-condicionado e iluminação eram bem significativos.

Dessa maneira, com a proposta de um ambiente open space, é possível ter janelas amplas, aproveitando a iluminação natural. Além de ter ventilação natural e utilizar ar-condicionado somente quando necessário.

Assim, o consumo energético com climatização e iluminação cairá bastante, além de promover bem-estar dos colaboradores por estarem em contato com o ambiente e condições naturais.

Integração da equipe

Esse é um dos mais significativos benefícios dos escritórios corporativos modernos. O contato diário de líderes com a sua equipe aumenta a integração e favorece a troca de experiências.

A liberdade de expressão e a tomada de decisões também é facilitada pela proximidade das pessoas. Elas se sentirão mais à vontade para expressas suas ideias e decidir o que é melhor naquele momento.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que com a ausência de barreiras físicas há uma aproximação de setores. Além de reduzir as diferenças entre níveis hierárquicos.

Design de escritórios modernos

Quando se trata de leiaute de escritório, a dica é sempre partir do que faz mais sentido naquele ambiente, de acordo com a cultura da empresa.

Confira, a seguir, um exemplo prático de projeto para escritório moderno desenvolvido para a agência Batuca, em Bento Gonçalves – RS.

O espaço projetado pelas arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, da Pulse Arquitetura, reuniu tudo que os publicitários mais desejam: interação, cores e modernidade.

O conceito industrial foi a solução eleita para atender as necessidades da agência. O estilo também permeou cada escolha, desde os revestimentos, com chapas metálicas que passam a ideia de salas contêineres, até a iluminação.

Por se tratar de uma reforma, houve ainda a necessidade de um retrofit de iluminação e toda a parte logística para a instalação de um espaço corporativo.

Principais características do Open Space

Agora que você já conferiu um exemplo prático, vamos listar as principais características do open space:

  • Multifuncionalidade: os espaços possuem ergonomia e mobiliários multifuncionais. Não há um lugar fixo, as pessoas podem se mover e utilizar todos os espaços.
  • Ambientes amplos e bem iluminados: como já mencionamos anteriormente, deve haver o aproveitamento da luz natural. É comprovado que ela estimula o cérebro e reduz o cansaço visual, proporcionando bem-estar aos funcionários e economizar gastos com energia elétrica.
  • Design biofílico: um conceito importante que aproxima a natureza do ambiente corporativo. Pode ser aplicado por meio de plantas naturais em paredes, nas mesas e no centro dos ambientes.
  • Áreas de descompressão: consiste na criação de locais reservados ao descanso e momentos descompressão. Não se trata apenas de colocar pufes em um cantinho, aqui é preciso promover um espaço silencioso e acolhedor.
  • Isolamento e tratamento acústico: por se tratar de um ambiente totalmente integrado é importante que os vidros, painéis decorativos ou revestimento dos móveis sejam alternativas para reduzir os ruídos do ambiente.

Cuidados com ambientes open space na arquitetura corporativa

Um dos principais pontos de atenção com ambientes open space é o barulho expressivo e a falta de foco que podem acontecer.

O último item das características citadas acima indica uma das soluções: tratamento acústico. Porém, isso não resolve o problema. É preciso fazer ajustes na cultura da empresa para que haja respeito e redução de ruídos.

A troca constante de informações é benéfica, porém em alguns momentos pode atrapalhar a concentração. Ou até mesmo pode ser queixa de falta de privacidade por alguns profissionais.

A dica é manter um equilíbrio entre ambientes totalmente abertos e pequenas salas e divisórias. As reuniões e assuntos mais importantes que exigem a tomada de decisões sem a participação do grupo todo, podem ser feitas nesses espaços.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em realizar um projeto de escritório open space para a sua empresa? Entre em contato com a equipe Pulse!

Compartilhe