Móvel multifuncional para escritório: dicas e aplicações
Está em busca de opções de móvel multifuncional para escritório? Nos projetos da Pulse Arquitetura buscamos aliar ergonomia, praticidade e estética.
Tornar um ambiente dinâmico requer organização com os detalhes para que esse espaço seja fluido e funcional ao longo do seu tempo de uso.
E quando o projeto é corporativo, uma mobília multifuncional para escritório é fundamental.
Confira algumas tendências para essa proposta de otimização de lugares, bem como ideias de móveis e alguns conceitos do tema para familiarizar o assunto, acompanhe!
Da mobília multifuncional para escritório à integração dos ambientes
A mais nova tendência do mundo corporativo são os ambientes multifuncionais, utilizados para aproveitar melhor o espaço.
O modelo home office inserido na rotina sugeriu também a necessidade de espaços dinâmicos, fluidos e versáteis, mesmo no retorno ao ambiente corporativo, e junto de ambos, as buscas por mais conforto e liberdade.
E nem se trata de uma simples adaptação, mas de uma forma de investir no crescimento sustentável e até mesmo mais simples e minimalista para uma rotina de trabalho que valorize as relações e promova bem-estar às pessoas.
E com vista na valorização do sustentável, do natural, do integrado e também do prático, a multifuncionalidade dos móveis para escritório veio atender a essa busca.
Escritório multifuncional: entenda e aplique ideias
A tendência a criação de espaços como escritórios multifuncionais é crescente e deve permanecer, já que os novos formatos atendem às necessidades de um convívio mais próximo com os ambientes integrados e com móveis realocáveis.
Escritórios multifuncionais são, portanto, espaços com mais de um propósito, podendo estar em um único cômodo que atende a diversos objetivos com pouca ou nenhuma adaptação, seja por layout ou mesmo móveis multifuncionais.
Ao adicionar várias funcionalidades, o espaço ganha importância e ainda apresenta inúmeros benefícios, que vão da economia de espaço e dinheiro à funcionalidade. Confira alguns dos principais!
Valorização
Ambientes com mais de uma função são mais valorizados por conta da sua flexibilidade na utilização.
Por exemplo, uma sala de reuniões pode virar bancada de trabalho e espaço para eventos e workshops.
Economia
Um espaço com possibilidade de diferentes usos tende a gerar economia para quem adquire e para quem aluga.
Funcionalidade
A múltipla funcionalidade de um ambiente favorece adaptações do dia a dia, mas também reformas e planejamentos futuros.
Otimização
Melhor do que ter um espaço, é ter um ambiente otimizado para as necessidades de uso, o que impacta também no aproveitamento e produtividade.
Motivação
Ambientes multifuncionais, como escritórios, permitem maior convívio e transparência, e são perfeitos quando preveem áreas de integração e lazer.
Móveis multifuncionais: como escolher?
Os móveis compactos e multifuncionais, por sua vez, são aqueles que agregam diversas funções no mesmo item.
Na hora da escolha dê preferência aos móveis que atendem as funcionalidades, como baús que se transformam em pufes, armários com mesa embutida que podem ser fechadas.
Unindo estética e funcionalidade, estes itens precisam oferecer otimização de espaço, economia, bem-estar local e versatilidade.
Ou seja, ele precisa suprir as necessidades do local de forma simples, prática e até mesmo autêntica, já que apresentam inúmeras vantagens, inclusive, para ambientes bem menores, como um escritório multifuncional pequeno.
Tendência de móveis multifuncionais para escritórios pequenos
Seja para ambientes de uso exclusivo, compartilhado ou mesmo em corporações que adotam trabalho híbrido, os móveis multifuncionais dão praticidade e dinamismo, já que são flexíveis e capazes de se adaptar a diversos projetos.
Assim, em espaços de planta integrada, os chamados open space, são estratégicos porque facilitam essa integração e permitem que um aparador vire mesa de reunião ou mesmo estante para pastas e outros itens.
Neste sentido, uma mesa de trabalho pode ser um exemplo, se utilizada em com espaço para impressora e uma área superior para arquivo. Aqui as bancadas dobráveis ou embutidas podem ser ainda soluções temporárias ou permanentes.
Uma das peças mais comuns dentro dessa proposta são as divisórias com armários, que permitem separar espaços, ampliando-os ou reduzindo-os. Armários de guardar documentos também cumpram facilmente essa função.
Por isso, para escolher os móveis multifuncionais mais adequados para um escritório, principalmente os pequenos, é fundamental considerar o perfil dos usuários do espaço, bem como a limitação e usos do lugar.
Como criar ambientes multifuncionais em seu escritório ou empresa?
Analise o espaço disponível
Mesmo que a ideia seja trazer móveis versáteis para o escritório, saber a limitação do espaço para trabalhar qualquer reforma ou manutenção é fundamental para compreender o que é necessário e o que é dispensável.
Assim, é possível tirar as medidas, verificar as peças que se adequam e o espaço disponível para cada objeto, bem como a distribuição de luzes, tomadas, área de circulação e entrada e saída do ambiente.
Verifique as necessidades do escritório
É imprescindível que este local seja funcional para toda a equipe ou mesmo à recepção de clientes e fornecedores.
Assim, cada lugarzinho deve atender às exigências de uma rotina diária, e às diferentes situações do office.
Invista em tecnologia
Ambientes inteligentes necessitam de tecnologia e até mesmo recursos automatizados para garantir uma rotina prática e funcional.
Por isso, o ideal é implementar, dentro do possível, soluções com excelente custo-benefício.
Neste sentido, cabe falar de móveis sob medida para maior otimização do projeto, mas também meios tecnológicos, como controle de luzes, as persianas, o ar-condicionado, o áudio e vídeo, tudo à distância, como em um App inteligente.
Conte com a ajuda de profissionais qualificados para projetar ambientes corporativos inteligentes
Qualquer reforma é um grande desafio, principalmente para quem não tem conhecimento no assunto.
E em se tratando de ambientes multifuncionais, o grau de dificuldade é ainda maior, além de mais exaustivo para quem faz
A Pulse trabalha nesse setor, atuando no mercado desde 2010, com projetos dinâmicos e fluidos para o ambiente corporativo, de acordo com a sua necessidade. Conheça o nosso portfólio!