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mulher sentada com copo de café na mão e na outra um tablet, exemplo de consumidor do futuro

Consumidor do futuro: perfil e perspectivas para os próximos anos

A arquitetura precisa estar atenta ao consumidor do futuro, quais suas preferências, gostos e costumes.

O ano de 2020 foi de reinvenção, as empresas tiveram que se adaptar ao home office forçado e às novas rotinas.

Agora, com a pandemia de Covid-19 já controlada e próxima do fim, os escritórios corporativos buscam soluções para receber os funcionários em rotinas híbridas e mais flexíveis.

A percepção do consumidor também mudou em relação a produtos e experiências, redefinindo os hábitos e as prioridades de compra.

Confira no texto, um estudo realizado pelo instituto WGSN sobre consumidor do futuro que aborda os principais insights para os próximos anos.

Quais os perfis dos novos consumidores?

O instituto de pesquisa WGSN elenca quatro principais perfis de novos consumidores. São eles: antecipadores, novos românticos, inconformados e condutores.

Confira a seguir uma breve explicação de cada um dos perfis, e quais as tendências de comportamento de cada um.

Antecipadores

Os antecipadores são afetados diretamente pela fadiga emocional e as incertezas em relação ao futuro e à economia.

Isso faz com que sejam prevenidos e busquem soluções para se antecipar e minimizar os riscos de crises.

Esse grupo é cauteloso e busca por estabilidade e segurança.

As estratégias sugeridas pelo instituto são as seguintes: investimento em inovações do varejo, como dispositivos de reabastecimento na loja, assinaturas, vendas antecipadas e sob demanda, lançamentos semanais, novos modelos de desconto e programas de fidelidade.

Novos Românticos

Os novos românticos podem ser definidos como àqueles que buscam o desejo de se reconectar com as emoções e fugir da rotina diária de trabalho automática.

Trata-se de um grupo que está redefinindo os coletivos comunitários.

Uma das principais tendências é a fuga dos grandes centros e capitais, e a busca por áreas rurais e mais sossegadas.

A dica para atingir esse público é desenvolver produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais sólidos com o seu eu interior e exterior.

Utilize materiais naturais e crie produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais, estimulem os rituais e ampliem o bem-estar.

Inconformados

Os inconformados integram um grupo que é ativista e usa a tecnologia e apoio dos colegas para reconstruir o mundo.

Em 2023, a cultura do cancelamento deverá focar na diversidade, já que os Inconformados apoiam comunidades e empresas que fomentem a diversidade.

Para agradar esse público a estratégia é investir em ações inspiradoras, progresso contínuo e mudanças de longo prazo.

Por isso, desenvolva produtos transculturais, incorpore os saberes indígenas, implemente uma cadeia de produção ética, seja transparente e desenvolva marketplaces de venda direta ao investidor.

Condutores

Por fim, o perfil dos condutores é extrema resiliência, ou seja, possuem flexibilidade cognitiva.

Estão sempre dispostos a realizar multitarefas, e não têm medo de riscos. Também se interessarão por habilidades neurais e experiências que despertem os sentidos.

A estratégia sugerida é investir em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos, como o metaverso.

Como a arquitetura pode lidar com esses novos consumidores?

O papel da arquitetura, principalmente a de varejo e corporativo, é entender esses perfis de consumidores e propor ambientes que conversem com esse público.

É importante estar atento ao excesso de estímulos e a sobrecarga emocional que as pessoas estão passando nesse momento.

Portanto, propor ambientes que foquem no presente pode ser uma boa estratégia.

Como por exemplo, as nuvens acústicas em salas corporativas, ajudam a reduzir os ruídos e auxiliam na concentração.

O escritório open space também pode ser citado como um bom exemplo. Trata-se de um ambiente de trabalho que seja fluido e integrado ao mesmo tempo.

As barreiras físicas e subjetivas se rompem ao ter um espaço totalmente aberto e propício para a troca de informações.

As principais características desses espaços corporativos são: a multifuncionalidade, ambientes amplos e com iluminação adequada, áreas de descompressão e design biofílico.

Pulse Arquitetura: conectamos pessoas aos ambientes

A Arquitetura é viva, transforma as pessoas e pulsa. É desse modo que podemos identificar a Pulse, Arquitetura de Conexão, liderada por Fabiana Ruaro e Juliana Pereira.

Com dezenas de clientes atendidos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Pulse sempre atende às necessidades de cada negócio, além de prezar pela excelência em seus projetos.

Desenvolvendo expertise em arquitetura comercial, a Pulse acredita no resultado aliado ao design inovador para transmitir ao espaço físico a essência de cada negócio.

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